Café com..., Livros

Pines [Resenha]

26 de junho de 2017
Pines

Ethan Burke é um agente secreto americano encaminhado para a pequena cidade de Wayward Pines, Idaho, EUA, para investigar o desaparecimento de dois colegas, o agente Bill Evans e a agente Kate Hewson. Ao chegar na cidade, Ethan sofre um grave acidente de carro e é hospitalizado. Acordando no hospital, descobre que o parceiro que estava junto consigo no carro, agente Stallings, não sobreviveu ao acidente. Ethan tenta então contatar seu chefe e sua esposa, mas sem sucesso. Perdeu seu celular e carteira, está sem dinheiro e sem contato com o mundo exterior.

Ethan percebe um comportamento estranho dos moradores de Wayward Pines, o que leva a estranhos acontecimentos que não entrarei em detalhes aqui para não estragar a surpresa 😛 . Diversas vezes Ethan duvida de sua própria sanidade, mas alguns fatos o convencem de que o problema está naquela cidade, e não nele próprio.

Wayward Pines

Imagem do seriado Wayward Pines, inspirado no livro.

Sinopse:

O agente secreto americano Ethan Burke chega à aparentemente pacata cidade de Wayward Pines, em Idaho, Estados Unidos, com a missão de descobrir o que ocorreu com dois de seus colegas, que sumiram sem deixar rastro. Mas, ao chegar, Burke se envolve em um violento acidente de carro e acorda, dias depois, em um hospital da cidade sem sua carteira, seu celular e a pasta que continha os papéis secretos que o levaram até a região.

Sem nenhum documento que confirme sua identidade, o agente não convence os moradores da cidade de que é quem diz ser. Para piorar a situação, ele não consegue contatar sua mulher e filho. Rapidamente, Burke percebe que nem tudo é o que parece ser em Wayward Pines e que o cenário bucólico do lugar esconde algo sinistro.

Pines Livro

Pines e Preto

Até o Pretinho curtiu o livro 😛

Pines é o primeiro livro da trilogia e o único lançado no Brasil até o presente momento. A leitura é muito fluida e o autor consegue descrever as cenas de suspense e ação com muita maestria. Estou ansioso para ler os próximos livros, que continuam a história de Ethan e aquela cidade sinistra.

Na compra do livro, o que me chamou atenção além de todo o mistério descrito na sinopse, foi o local onde se passa a história. Eu gosto muito de lugares assim em histórias (posso citar aqui Pines e o jogo Alan Wake). Já na leitura, era muito fácil imaginar a cidade e seu estilo vitoriano, o hotel, o restaurante, as ruas e as montanhas ao fundo.

O suspense também foi grande ao descrever Ethan se esgueirando por becos da cidade e corredores do hospital, assim como o escárnio exalado pelo xerife Pope e a enfermeira Pam. O escritor consegue ligar muito bem o leitor ao personagem principal, criando empatia, pois ele sempre está passando por dores (de cabeça, causado por hematomas e outros ferimentos), com fome e frio, e sempre que o personagem planeja fazer alguma coisa, eu pensava “porra, ta todo lascado e ainda vai fazer isso?!”. Enfim…

Esse instigante e inteligente thriller policial escrito por Blake Crouch inspirou o cineasta M. Night Shyamalan, diretor de sucessos como Sexto Sentido, A Vila e Sinais, a produzir e dirigir a série de TV Wayward Pines, exibida no Brasil pela Fox.

Em nota, Blake Crouch conta que se inspirou fortemente na série Twin Peaks, de 1990, que foi cancelada na segunda temporada. Fala também que o livro está longe de ser a obra-prima que foi Twin Peaks para ele, mas sem essa série, talvez Pines não tivesse existido.

Título original: Pines
Título:
Pines
Autor:
Blake Crouch
Editora:
Planeta
Ano:
2015
Páginas:
344


Blake CrouchSobre o autor:

Blake Crouch é um reconhecido autor de histórias de mistério e suspense no mundo todos. Seus livros já venderam mais de um milhão de exemplares e a trilogia formada por Pines, Wayward e The Last Town, protagonizada pelo agente federal Ethan Burke, é a principal responsável por esse sucesso. Crouch vive, atualmente, no estado americano do Colorado.

No Comments

Leave a Reply