Café com..., Games

Guns, Gore & Cannoli #indiezãodaporra #1

9 de julho de 2017
Cannoli

E aí galera! Quero iniciar aqui no blog uma “série” que chamarei de #indiezãodaporra, onde recomendarei, baseado no meu gosto e minha opinião, jogos indies que eu tenha jogado, curtido e me divertido bastante. Para estrear, começarei com Guns, Gore & Cannoli, um jogo de plataforma 2D recheado de tiroteios, zumbis e mafiosos sanguinários.

Só para confirmar, não haverá spoilers nesse post, apenas uma escrita bem humorada e alguns palavrões! 😛

História

Livre tradução do próprio site dos desenvolvedores: “Bem vindo a Thugtown ao rugir dos anos vinte. Uma cidade controlada por duas rivais famílias da máfia, que se conflitam em cada centímetro da cidade para distribuir sua bebida ilegal. Conheça Vinie Cannoli, um gângster que vem para Thugtown para resolver algumas coisas. Vinnie é enviado a uma cidade bagunçada, procurando por um ‘camarada’ que desapareceu desde a eclosão do surto-zumbi. Nada que não se resolva com uma conversa gentil com os gângsters locais. Especialmente quando você está portando uma metralhadora Thompson e uma espingarda de cano duplo para ser mais persuasivo. Há apenas uma coisa que está o atrasando… Toda rafoagem da cidade se transformou em maníacos comedores de carne. Isso é um ‘survival horror’, estilo mafioso… Capiche?”

Confira o trailer:

Bem, pela sinopse do jogo vocês já puderam perceber a ‘pegada’ de humor em Guns, Gore & Cannoli. O game trás referências clássicas de filmes da máfia, como O Poderoso Chefão (The Godfather), conforme podemos ver na conquista que desbloqueamos ao zerar o jogo na dificuldade DIFÍCIL:

E outra clara inspiração vem do personagem de Marlon Brando, Don Corleone (The Godfather), que no jogo se chama Mr. Belluccio:

Minha opinião

Gameplay: O jogo em si é frenético e muito divertido, exigindo pensamento rápido do jogador. A história é bem divertida, mas a ação é o foco principal da jogatina, pois são poucos os momentos que o jogo lhe permite parar para respirar, pois quase sempre tem um inimigo invadindo a tela. Como falei: o negócio é frenético haha.

Eu zerei o jogo na dificuldade ‘difícil’, e porra… era difícil, mesmo! Algumas partes até me irritaram. Isso até achar a estratégia adequada e pegar o jeito de passar de determinadas partes.

O tempo de jogo é curto, girando entre 6 e 8 horas. Entretanto é um tempo relativamente bom para o ritmo e a pegada do jogo.

Guns, Gore & Cannoli também conta com coop local, o que sinceramente eu ainda não testei. Pelo que li, jogando em coop, mais inimigos aparecem na tela, dificultando o jogo. Também é possível jogar ‘versus’ local com mais três jogadores ou bots.

Pontos fortes: Com certeza uma das coisas mais legais do jogo é o seu gráfico desenhado à mão. Junte os gráficos com cenários, objetos, carros, lugares, figurinos e armas, todos pertencentes aos anos de 1920, é tudo muito caprichado.

Falando em armas, há um arsenal enorme no jogo, desde shutgun cano-serrado e revolver magnun, até bazucas e lança-chamas. Ou seja, várias formas de acabar com o inimigo e fazer o sangue jorrar na tela.

Pontos fracos: Como falei acima, o jogo tem um vasto arsenal de armas, porém a troca de armas é sequencial. Na minha opinião, isso dificultou um pouco, ainda mais por eu estar jogando em uma dificuldade mais elevada. Não sei se isso foi proposital, mas diversas vezes me perdia ao trocar de arma (ou pode ser porque sou muito noob mesmo 😛 ).

Outro ponto fraco está relacionado à mira. Você só pode atirar reto para a frente, então para acertar um inimigo que está em um nível acima, você precisa pular e atirar. A boa notícia é que, pelo que vi no site dos desenvolvedores, o Guns, Gore & Cannoli 2 já contará com mira em 360º \o/.

Palavras finais: É um jogo muito promissor. Divertidíssimo! Se você gosta de tiroteio, pancadaria, sangue, zumbis, e claro, a máfia, esse jogo é para você!

Eu acredito que os jogos indies devam ser apoiados, para que os estúdios cresçam e continuem contribuindo com o mundo dos games, ao mesmo tempo que os desenvolvedores alcançam suas realizações pessoais e profissionais. 🙂

Guns, Gore & Cannoli foi produzido pela Crazy Monkey Studios e Claeysbrothers, lançado em abril de 2015. Disponibilizado na Steam, Xbox One e Playstation 4.

Site oficial: http://gunsgorecannoli.com/launch.html

Crazy Monkey Studios e Claeysbrothers.

 

No Comments

Leave a Reply