Café com..., Livros

Contato [Resenha]

6 de novembro de 2016
Livro Contato Capa

Oi, tudo bem? Passei alguns dias pensando qual seria meu post de estreia aqui no blog. Tive algumas ideias diferentes, mas enfim decidi começar falando sobre livros, assim como o Eduardo! A leitura é uma velha paixão minha que passou um tempo guardada na gaveta, mas que finalmente voltou parte da minha vida de novo! Então bora lá… Recentemente nós temos nos interessando bastante por livros de ficção científica e um dos últimos que li foi Contato, do Carl Sagan.

E antes de começar, aproveito pra adiantar que não vai ter spoiler dos acontecimentos da história nesse post, ok? Aliás, a gente detesta spoiler e em nossos posts de resenha vamos evitar ao máximo falar demais pra não estragar a experiência gostosa de se surpreender com qualquer história – e se em algum momento a gente falar algum spoiler, pode ter certeza de que antes vamos alertar com letras garrafais, ok?!

Contato conta a história da protagonista Ellie, ou Eleanor Arroway, e inicia sua jornada a partir do exato momento do seu nascimento. Logo nos primeiros parágrafos percebemos que Ellie foi uma criança extraordinária, dotada de uma intensa curiosidade sobre o mundo que a cercava. Esperta, aos 3 anos já podia ler, mesmo que lentamente. Antes dos 10, foi capaz de abrir, manusear e consertar as entranhas de um velho aparelho de rádio que fora substituído por não funcionar mais. Certa vez, quando observava as estrelas no céu noturno, deitada sobre a relva, observou com convicção que habitamos um planeta que não poderia ser plano, mas que possui uma forma esférica e que vaga pelo espaço a uma velocidade altíssima, uma constatação que mexeu de tal forma com os seus sentidos que a fez agarrar a grama a sua volta para não cair no céu infinito. Seus pais, naturalmente, tiveram um papel decisivo no seu desenvolvimento. A relação de Ellie com o pai era ainda mais especial, cheia de admiração e afeto e a influenciou fortemente.

A habilidade de observar e questionar o mundo a sua volta, além de fazer de Ellie uma criança prodígio, despertou um desejo pelo conhecimento científico nas áreas da física, engenharia e matemática, por exemplo. Formou-se no MIT e mais tarde tornou-se radioastrônoma e diretora do Projeto Argus, que tratava-se da maior instalação do mundo dedicada à pesquisa de inteligência extraterreste através do rádio.

Após alguns anos trabalhando intensamente, o projeto passa a correr risco de ser interrompido devido à falta de resultados, mas é neste momento crítico que o cenário muda: Ellie e sua equipe detectam um sinal com uma mensagem decodificada vinda de uma estrela não muito distante da Terra. Após se certificar que esse sinal não seria uma interferência qualquer, a conclusão de Ellie é que ali estaria a prova de que encontrara vida extraterreste inteligente. Mas qual seria o conteúdo dessa mensagem? Seria Ellie capaz de decodificá-la? O que uma civilização obviamente mais avançada que a humana poderia pretender com tudo isso?

O desenrolar da história de Contato é definitivamente cheio de surpresas e de uma boa dose de tensão. A escrita do autor é detalhada e se aprofunda em cada personagem que apresenta. Além disso, a história levanta questões diversas e importantes como o preconceito sofrido por Ellie por ser mulher ao ingressar no meio científico, que na época era predominantemente masculino, e principalmente o analfabetismo científico da população em geral e a influência de líderes religiosos e da religião em si sobre essa população, que juntos acabam criando diversas histórias supersticiosas na tentativa de explicar o significado da mensagem. O que podia se esperar de Sagan considerando que ele foi um dos maiores divulgadores científicos das últimas décadas.

O ceticismo e a personalidade forte de Ellie me cativaram durante todo o livro. Vale ressaltar que o texto é carregado de termos e conceitos técnicos de física e matemática por exemplo, o que certamente prejudicou a compreensão do livro em algum nível pra mim que sou um zero à esquerda nesse aspecto. Ainda assim, sem dúvidas, a experiência dessa leitura foi fascinante e cheia de surpresas e emoções.

Livro Contato Lombada

Só um adendo: em 1997 foi lançada uma adaptação do livro para o cinema, com o mesmo nome. Decidi que não assistiria nem o trailer do filme antes de terminar o livro, e pra quem se interessou, gostaria de recomendar que, se puder, também espere. O enredo do livro foi construído lindamente e cada parte do livro traz uma nova descoberta e sem dúvidas foi muito recompensador ter esperado.

Título original: Contact – Pocket
Título: Contato
Autor: Carl Sagan
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2008
Páginas: 440


carl-saganSobre o autor:

Nasceu em 1934. Autor de dezenas de artigos e livros científicos, foi agraciado com várias medalhas e prêmios por suas contribuições ao desenvolvimento e divulgação da ciência. Ao falecer, em 1996, era professor de astronomia e ciências espaciais na Cornell University e cientista visitante no Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Fonte.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

No Comments

Leave a Reply